quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia Mundial da Religião, 21 de Janeiro

Mapa com distribuição das principais religiões no mundo


No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.
A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.
A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.
O berço das religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus - como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre cristãos e muçulmanos, que aconteceram entre os séculos VI e VIII, com o objetivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.
-O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis, que traduzem 74% da população do país.
Porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado, o Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.Oremos por nossa nação Brasileira.
No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

5 comentários:

Ana D'ávila disse...

Parabéns pelo trabalho!
Tem presentinho lá no meu Blog, receba com todo carinho!
Em Cristo:
Ana

Art's DL disse...

tem um selinho no meu blog esperando por você!
pega lá! Beeeijo

Ana D'ávila disse...

Amiga, tem presentinho pra vc no meu blog! De novo, hihihi...
Acesse: http://cultoeebdinf.blogspot.com/2011/02/selinhos-duplos-de-qualidade.html

São 2 selinhos.
Bjkas mil!!!
Ana

Thamiris disse...

Ola , gostei muito do seu blog, esta add. Se puder da um pulo no nosso.

Bjaum e continue com esse belo trabalho.

Lucinalva disse...

Olá abençoada
Tem um selinho lá no meu blog para vc, pode pegar ok? Fica com Deus