sábado, 5 de junho de 2010

PROGRAMA - PASTORES E OVELHAS
Hino – 328 BJ – Ouço o clamor

Litania – Sl 23:1; Jo 10:11, Ez 34:23, Jr 3:15, Ef 4:11. Hb 13:7, 17 I Pe 5:4 (NTLH)


TODOS: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

Dirigente:Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Igreja: Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará delas.

Dirigente: Eu darei a vocês líderes que me obedeçam, e eles governarão com sabedoria e inteligência.

Igreja: Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.

Dirigente: Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham.

Igreja: Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

TODOS: E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho.
Oração

ENCENAÇÃO – O PASTOR E AS OVELHAS


Personagens:


2 narradores adolescentes
4 crianças vestidas de ovelhas ou apenas com máscaras de ovelhas.

Narrador 1: Ser pastor... Este é um trabalho, para a qual o próprio Deus escolheu pessoas especiais para fazer. Foi assim com Moisés, que cuidou de ovelhas em Midiã e depois libertou os hebreus da escravidão egípcia; com Davi, que vigiava o rebanho de seu pai, e pela vontade de Deus se tornou um grande rei em Israel; e hoje não é diferente!

Narrador 2: Deus continua a escolher pastores para guiar o seu povo na terra. Porém, apesar de ser um privilégio ter sido escolhido, pó Deus, para ser um pastor, guiar pessoas é uma tarefa muito difícil.

Narrador 1: O Sumo Pastor Jesus Cristo comparou o seu povo com um rebanho de ovelhas. Como as ovelhas, as pessoas são diferentes uma das outras, e é preciso cuidar de cada uma delas, com sabedoria, para que todas possam estar sempre saudáveis, fortes e produtivas.


Narrador 2: É isso mesmo! As ovelhas precisam produzir. Para nada adianta levantar cedo, levar as ovelhas às pastagens, às águas tranqüilas, protegê-las dos lobos, se elas não produzirem o que delas se espera.

Narrador 1: Como forma de gratidão algumas ovelhas aqui estão para dizer o quanto é importante o trabalho do pastor.

(As ovelhas vão entrando na sua vez, e após falarem permanecem à frente até que todas terminem)

Ovelha 1: Eu represento a ovelha desnutrida. Quantas vezes estive fraca, quase morri pela falta de alimento. Mal podia parar em pé. Mas o pastor cuidou de mim me ensinando a palavra de Deus. Hoje me sinto forte e procuro não descuidar de minha alimentação. Aqui no rebanho eu sei que sempre encontrarei o alimento espiritual que me fará produzir melhor. Quero realizar o meu trabalho com dedicação para ser uma ovelha produtiva.



Ovelha 2: Sou uma ovelha sensível. Uma pedrinha aqui, um espinho ali, qualquer coisa é capaz de me entristecer. Até uma palavra pode me fazer uma feridinha, e por isso estou sempre precisando de proteção. Quando o lobo aparece fico paralisada, não agüento nem correr! Ai de mim se não fosse a proteção do pastor, ele cuida de mim em todos os momentos. Ele nunca me deixa sozinha. Ele me ensina a palavra de Deus, e ora sempre por mim. Isto me oferece segurança para produzir mais.



Ovelha 3: Eu era uma ovelha perdida. Eu me perdi do rebanho e não conseguia mais voltar. Mas o pastor foi me procurar. Ele foi atrás de mim e, com muito amor, não descansou até que me encontrou e me trouxe de volta para a segurança do rebanho. Nós sempre oramos juntos, para que Deus me fortaleça e me cure das feridas que surgiram quando eu estava perdida. A cada dia me sinto melhor, e logo, logo poderei fazer a minha parte na produção do rebanho..



Ovelha 4: Eu sou a ovelha com quem o pastor pode contar para ajudá-lo na missão de fazer crescer a obra do Senhor. Sinto muita alegria de ajudar o pastor sempre que ele precisar. Acho maravilhoso pertencer a um rebanho onde as ovelhas são amadas e respeitadas. Quero melhorar a minha produção a cada dia e nunca me desviar do caminho certo.


Narrador 1: Esta é a melhor recompensa que um pastor pode receber de suas ovelhas, o reconhecimento de seu trabalho e o compromisso de serem ovelhas produtivas.

Narrador 2: Com certeza há ainda muitos tipos de ovelhas diferentes, as quais o pastor de alguma forma ajudou. Mas mesmo com suas diferenças todas fazem parte de um só rebanho, o rebanho de Jesus: O Sumo Pastor!

Narrador 1: E hoje quando celebramos o Dia do Pastor, é preciso pensar no que temos produzido como ovelhas, no quanto temos feito para o crescimento do reino de Deus na terra.


Narrador 2: Da parte de Deus houve a preocupação de nos mandar um pastor, um guia que nos oferece alimento saudável, que nos atende, nos conforta e nos protege quando precisamos, demonstrando, dessa maneira, o amor do próprio Deus.

Narrador 1: Por esta razão, Deus espera que todos nós sejamos produtivos. Devemos estar prontos para o trabalho, e não podemos esquecer de orar, para que o ministério do nosso pastor seja abençoado pelo Pastor dos pastores.

Narrador 1 e 2 em conjunto: Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho. Amém

Louvor, adequado à data, com toda a igreja.

Nenhum comentário: