sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009



A Importância da Brincadeira no Desenvolvimento da Criança


Vários pesquisadores colocam que é muito importante a brincadeira na vida da criança, pois ajuda no seu desenvolvimento integral e na sua interação social.

Como a brincadeira é uma atividade que faz parte do cotidiano da criança, acaba por se tornar importante na construção de conhecimentos, pois ali ela vive uma fantasia do mundo real, ou seja, para que ela possa assumir um papel na sociedade, precisa brincar assumindo papéis reais como mamãe, professora, papai, etc.

O brinquedo tem uma intrínseca relação com o desenvolvimento da criança, pois é ele que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva dela, fazendo com que ela possa se apropriar do mundo real, dominando conhecimentos, relacionando-se e integrando-se culturalmente.

É no brincar que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva que depende de motivações internas, ou seja, muitas vezes um objeto tem maior força motivadora que um brinquedo, por exemplo: uma folha de árvore pode se tornar dinheiro ou, até mesmo, comidinha.

Enquanto a criança brinca, ela vai compreendendo, a sua maneira, o que faz parte desse mundo, esforçando-se para agir como adulto.

Essas ações fazem com que a criança amadureça e se torne um adulto capaz de transpor obstáculos e que saiba solucionar problemas com maior facilidade.

Portanto a brincadeira torna-se muito importante para todas as crianças, pois é assim que a criança se relaciona com o meio físico e social de onde vive, começando dessa forma sua aprendizagem, que vai desde o momento em que ela nasce até a sua morte.

Nenhum comentário: